- Estimule o crescimento: faça o crescimento de seu filho, sua prioridade. “Se eu sou um pai eficaz, é porque eu fiz disso uma das maiores prioridades da minha vida, a criação de condições em minha casa, que estimulam meus filhos a crescerem no seu máximo potencial humano.” Gordon MacDonald
- Pais eficazes não são pais calados. Sua voz pode fazer toda a diferença. Pais calados tem o hábito de não dizerem nada, quando suas vozes precisam ser ouvidas. Quando eles precisam encorajar, não o fazem. Quando precisam corrigir, não corrigem. Quando precisam dar orientação, ficam calados. Você é um pai calado? Escute o que sua esposa ou mentor diz a seu respeito, e se é um pai calado, comece a falar. Seu filho ficará muito agradecido.
- Aquele que ameaça, é melhor manter o que fala. Mantenha a coerência entre suas palavras e suas ações. Algumas vezes pode ser necessária uma ameaça (desde que não seja o tempo todo), mas quando ameaçar, certifique-se de deixar claras as ordens, e sempre vá até as consequências, caso a criança não obedeça. Seu filho irá aprender que sua palavra é de confiança e irá entender o que significa causa e efeito.
- O Poder do ouvido que ouve. A ferramenta mais valiosa de um pai. Ouvir de forma genuína, é a ferramenta mais poderosa que um pai tem na construção e saúde de sua família. Ponha o telefone ou a revista de lado, desligue a televisão e realmente preste atenção. Ouvir de verdade, pode até criar oportunidades de interação e discussão com sua esposa e filhos.
- Ame, ame, ame. A Base de todas as coisas. Ame a mãe de seus filhos fervorosamente! Ame-os igualmente! Ame-os incondicionalmente!
Leia mais em www.omundoprecisadeumpai.com.br