Jesus o Senhor da Vida

No Evangelho de João, vemos que Jesus é a ressurreição e a vida, tanto fisicamente quanto espiritualmente. Como sabemos que isso é verdade? Ele nos prova através da ressurreição de Lázaro.

Quando Jesus chega onde Lázaro está sepultado há quatro dias, Ele ouve a decepção de Maria e Marta. A maioria dos judeus acreditava que para os três primeiros dias, o espírito da pessoa pairava em torno do corpo, mas passados quatro dias e a decomposição em conjunto com a partida do espírito, a pessoa estava realmente morto.

Jesus afirmou em João 5:17 ‘O Pai não tem hora para trabalhar’, Ele sabe a hora certa de agir. Ele age segundo o cronograma do céu e não segundo a nossa agenda. Ele age no tempo do Pai e não segundo a nossa pressa.Quando ele parece demorar, está fazendo algo maior e melhor para nós.

Marta e Maria pensaram que Jesus tinha chegado atrasado, mas ele chegou na hora certa, no tempo oportuno de Deus (v. 21,32). Jesus não chega atrasado. Ele não falha. Ele não é colhido de surpresa. Ele conhece o fim desde o princípio, o amanhã desde o ontem. Ele enxerga o futuro desde o passado. Ele sabia que Lázaro estava doente e que Lázaro já estava morto. Ele demorou mais dois dias porque sabia o que ia fazer. Marta crê no Jesus que poderia ter evitado a morte (v. 21) – PASSADO. Marta crê no Jesus que ressuscitará os mortos no último dia (v. 23-24) – FUTURO, mas Marta não crê que Jesus possa fazer um milagre AGORA. Marta vacila entre a FÉ (v. 22) e a lógica (v. 24).

A demora de Jesus a deixou frustrada, quase decepcionada (v. 21). Muitas vezes, Jesus parece demorar:

  • Deus prometeu um filho a Abraão e Sara – Só depois de 25 anos cumpriu a promessa.
  • A tempestade no mar – só na quarta vigília da noite, foi ao encontro dos discípulos.
  • Jairo vai pedir socorro a Jesus e quando Jesus chega sua filha já estava morta.

A fé de Marta passa por 3 provas: ausência de Jesus (v. 3); demora de Jesus (v.21); 3) morte de Lázaro (v. 39). Somos assim também. Não temos dúvida que Jesus realizou prodígios no passado. Não temos dúvida de crer que ele fará coisas tremendas no fim do mundo. Mas nossa dificuldade é crer que ele opera ainda hoje com o mesmo poder.

Jesus estava ensinando aos discípulos que eles deveriam parar de ficar lamentando o passado nem ficar somente esperando algo futuro.

Ah se tudo fosse diferente – Passado e Futuro – O grande erro do “Ah se fosse diferente” das duas irmãs, foi omitir o poder presente do Cristo vivo. Marta vivia ou no passado ou no futuro. Mas é no presente que o tempo toca a ternidade.

Não podemos viver de lembranças que já passaram nem apenas das promessas que ainda são futuro. Precisamos crer hoje.

Jesus não é o grande EU ERA nem o grande EU SEREI. Ele é o grande EU SOU. No evangelho de João ele diz: “Eu sou o pão da vida” (6:35); “Eu sou a luz do mundo” (8:12); “Eu sou a porta” (10:9); “Eu sou o bom pastor” (10:11); “Eu sou a ressurreição e a vida” (11:25); “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (14:6); “Eu sou a videira verdadeira” (15:1).