Natal, o Milagre da Encarnação

Celebrar o Natal é celebrar um dos maiores milagres que a humanidade já pode contemplar. É o clímax dos milagres do Antigo Testamento e o ponta pé inicial para os milagres do Novo Testamento e dos que acontecem hoje! Os Milagres só existiram e existem por existir Jesus.

O Natal é o Milagre da Promessa, mas também o Milagre da Encarnação. É Deus que se fez homem, que se tornou servo para, através desse Milagre, mostrar de forma humana a grandeza do amor de Deus. É a expressão exata de Deus na encarnação do Verbo Eterno que, tomando nossa condição, fez-se homem como um de nós.

Na Encarnação, a presença de Deus se tornou visível entre os homens, esse é o Milagre de Deus habitar e se encontrar com a gente! Ele é o Emanuel, o Deus conosco, Deus bem perto, Deus com a gente! A Encarnação faz de Jesus um autêntico ser humano capaz de nos substituir na luta contra o pecado sem abrir mão de ser Deus, uma vez que fora concebido pelo Espírito Santo. Ele não tinha a semente do pecado, mas era um de nós! É Deus nascido de mulher, é homem absolutamente Santo.

O Milagre da Encarnação é Jesus trilhando um caminho concreto, palpável, inserido na história humana, iniciado por Deus para entrar em comunhão com o ser humano. É esse Milagre que nos deixa ver a glória de Deus, é Deus que se assemelha a nós e nos permite contemplar o que é ser imagem e semelhança de Deus.

Que esse seja o Natal do menino Jesus nascendo em seu coração ou que através de você nasça em outros corações. Que pessoas possam entender o Emanuel com eles também e que você seja um canal usado por Deus para levar a mensagem do Milagre do Natal para aqueles que ainda não se tornaram moradas do homem Deus.

Feliz Natal! Pr. Jhonatan – Terceira Igreja Presbiteriana de BH