Nascer é um milagre, e com Jesus não foi diferente! O nascimento de Jesus aconteceu em meio a tantos acontecimentos e turbulências, mas é interessante observar que tudo ocorreu para que se cumprisse a profecia!
Historicamente, Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, reinado romano nas terras da Judéia na época do censo há mais ou menos 2010 anos em uma data ainda incerta.
Socialmente, Maria e José foram escolhidos para ser os pais de Jesus. Eles moravam em Nazaré, cidade da Galiléia. Essa escolha foi anunciada por Gabriel, o anjo. Faziam parte também da família de Jesus, Zacarias, Izabel e João Batista.
Circunstancialmente, Maria e José foram a Belém, cidade de José, por causa do censo. Belém era uma pequena cidade da Judéia que abrigou o casal em uma estrebaria e o recém nascido Jesus em uma manjedoura.
Espiritualmente, o mais importante, Jesus nasceu para que se cumprisse o plano resgatador de Deus para o homem. Ele é o descendente nascido da mulher prometido em Gn. 3.15. Ele é o Cordeiro prometido a Abraão e à sua descendência que ouviu que Deus providenciaria para si o Cordeiro em Gn. 22.8. Ele é o Messias, o sucessor do Trono de Davi, o Emanuel!
Tudo isso já era anunciado nas profecias e o Milagre não foi só o nascimento de Jesus, mas também o que estava por trás disso tudo: a salvação do povo dos pecados dele! Assim, podemos dizer que o Nascimento de Jesus é um Milagre para tornar possível o maior dos milagres: A SUA SALVAÇÃO!
Feliz Natal, Pr. Jhonatan – Terceira Igreja Presbiteriana de BH