“… não temas; porque achastes graça diante de Deus” (Lc 1:30).
Essa frase é parte das primeiras palavras da mensagem de Deus a Maria. Não poderemos jamais mudar essa ordem. É Ele que vem até nós: por meio de um mensageiro seu, por Sua palavra… por nosso enorme vazio existencial que somente Ele poderá preencher.
De todas as inúmeras formas, a mensagem de Deus aos homens convida-os para o início de um grande relacionamento, trazendo sempre uma saudação de alegria e a promessa do Seu eterno favor. Concluímos ainda (com base no texto acima), que Seus planos para nós vem sempre acompanhados de uma promessa de vida, intimidade e comunhão. Isso é o que chamamos de graça! Ele toma sempre a iniciativa, é Ele que nos escolhe, individualmente, para participar da história da salvação, nomeando-nos agentes de Sua graça.
Achar graça diante de Deus é tê-Lo conosco, é gozar de Sua presença tanto em nós, quanto no meio de nós – Emanuel – Deus conosco! Essa é a promessa do Natal: Deus sempre conosco “até a consumação dos séculos”.
Embora tenhamos uma data para comemorar o marco desse advento, devemos entender que o Natal deve ser uma sublime festa a ser festejada todos os dias, observando sempre que a graça de tê-Lo conosco deve ser nossa inspiração para uma fé abundante, para uma vida plena com Ele e para Ele em pleno exercício do amor, da santidade, da humildade dando continuidade à sua obra, em resposta a graça. Isto é Natal.
Feliz Natal! Pr. Tinôco – Igreja Presbiteriana Aliança Eterna