“Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor”.
Os anjos são espíritos ministradores a serviço daqueles que hão de herdar a vida eterna (Hb 1.13-14). Cumprindo este propósito, apareceram a algumas pessoas na Bíblia como a Zacarias, Maria, José e após o nascimento de Jesus, a simples pastores de ovelhas (Lc.2.8-20).
Anjos vêm acompanhados da glória, ou seja, da presença do Senhor e os pastores percebem isto e temem, porém ouvem: “não temais”. A glória angelical, tão comum ao redor do trono de Deus, está presente e há uma mensagem que os homens precisam receber e estes anjos anunciam que nasceu o Salvador.
Os anjos também anunciam que nasceu o Cristo, o ungido, o Messias prometido. Ele cumpre em si os três ofícios do Antigo Testamento. Como Profeta, nos revela a vontade e o Ser de Deus. Como Sacerdote, é nosso mediador diante de Deus oferecendo a si mesmo, uma só vez, em sacrifício para satisfazer a justiça divina e nos reconciliar com o Pai, vivendo sempre para interceder por aqueles que se achegam a Deus. Como Rei, governa sobre o mundo, protege o seu povo e conquista os inimigos.
Outro anúncio dos anjos é que nasceu o Senhor. Isto tem a ver com a autoridade que Jesus exerce no céu e na terra, mais precisamente em nossas vidas. Que Ele nos governe, que Ele mande em nossas vida, em nossas escolhas, em nosso presente e futuro.
Os anjos vieram anunciar a vinda de Jesus. A resposta daqueles que ouviram o anúncio foi procurá-lo imediatamente. E você, quer ir a Belém agora mesmo e se prostrar diante de Jesus? Está disposto a multiplicar a mensagem que também ouvimos dos anjos?
Feliz Nata! Pr. Enoch Oliveira – Nona Igreja Presbiteriana