1 Coríntios 15.3-8 nos lembra que Cristo morreu pelos nossos pecados, conforme as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia. Ele apareceu a Cefas e, depois, aos doze. Mais tarde, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem. Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo.” (1 Coríntios 15:3-8)
Cristo, em Sua infinita sabedoria, conforme registrado na Bíblia, nos oferece uma incontável variedade de orientações para nossa jornada como pessoas, famílias, comunidade e igreja, abrangendo diversos aspectos do nosso cotidiano. O principal foco em tudo isso é que nós, como Cristãos, onde quer que estejamos, devemos proclamar que “Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia”. Ele morreu por mim e por você, vive e voltará! Esta é a essência do nosso propósito como igreja: proclamar o Evangelho de Jesus Cristo a todos com quem interagimos, a fim de que ocorra arrependimento, mudança de vida e caráter, e uma transformação pessoal em conformidade com o ensinamento da Bíblia, seguindo o caminho da santificação, tornando-nos cidadãos melhores, diminuindo a influência do pecado e refletindo cada vez mais a imagem de Cristo.
Assim como Cristo frequentemente nos ensina por meio de Seu exemplo, Ele apareceu a muitas pessoas, mais de quinhentas, como mencionado pelo apóstolo Paulo, em diversas localidades. Isso reflete uma ação descentralizada na disseminação da mensagem e, ao mesmo tempo, uma conexão entre as pessoas, pois a mensagem de Jesus era praticamente a mesma para todos: proclamar o Evangelho. Esse é o modelo que a igreja tem seguido ao longo dos séculos, com pequenas comunidades sendo estabelecidas em diferentes regiões, variando em tamanho e formas de se reunir.
A Igreja Presbiteriana, incluindo o Presbitério Centenário de Belo Horizonte, segue esse modelo de organização, promovendo diversas ações para pessoas de todas as idades, como congressos, acampamentos, workshops, e seminários, todos com o objetivo de crescimento espiritual e compartilhamento da mensagem de Cristo. Milhares de pessoas em Belo Horizonte e região têm sido abençoadas por essas iniciativas nos últimos anos.
Ao completar 25 anos de existência, o Presbitério Centenário abrange várias igrejas e congregações em Belo Horizonte e na região metropolitana. Conta com cerca de 1400 membros, além de familiares e amigos que participam de suas atividades e apoia missionários em todo o mundo.
Todas essas ações e conquistas são para a honra e glória de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Oramos para que Deus continue nos capacitando para Sua obra, para que, à medida que cresçamos como igreja, nossa humildade cresça como indivíduos, para que Cristo seja exaltado, reconhecido e adorado.
Muito obrigado pela oportunidade. Que Jesus abençoe a todos!
Autor: Pb. André Vilaça Baia, Presbítero na Terceira Igreja Presbiteriana de BH e Tesoureiro do PCBH.